domingo, 25 de outubro de 2009

CAFÉ COLONIAL - encontro de blogueiras de Curitiba

O café colonial é uma refeição típica das cidades brasileiras de origem alemã , como na maioria das cidades catarinenses e em algumas cidades do Paraná e do Rio Grande do Sul, como Gramado, Canela, Nova Petrópolis e Santa Cruz do Sul.

Em Santa Catarina, das Serras ao Litoral, é possível degustar as inúmeras delícias do café colonial não apenas em Joinville e Blumenau, mas em quase todas as cidades do Estado, mesmo nas que não tiveram colonização germânica.

Constitui-se de uma mesa farta composta de alimentos como pães variados, manteiga, queijos, schmier (geléia), bolos, presunto, embutidos, leite, café, chocolate quente, vinho, salsicha bock, cuca, carne de porco, rosca, biscoitos, keschmier e mel, entre outros. A maioria dos produtos é artesanal e de produção caseira.


Café Colonial da afamada confeitaria em Curitiba " Coeur Douce"







Em 17 de outubro de 2009- encontro das blogueiras, num sábado típico do inverno de Curitiba, frio e nublado, mas onde a fartura de um café colonial e a alegria, de novas amizades, esteve presente . É a Internet ligando corações
Compareceram 10 blogueiras cujos blogs relacionados às artes e artes culinárias

3 comentários:

  1. Suzete, amei seu post!
    Que interessante o toque pessoal que cada pessoa dá ao seu blog. Éramos dez e cada uma apresentou ao seu modo o encontro. A unanimidade foi a alegria por conhecer a todas pessoalmente.
    Tomei café colonial a primeira vez em Blumenau, há muitos anos, uma bela tradição alemã! Mas agora não anda tão característico, pois carece de pratos salgados, principalmente de embutidos, não é?
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Querida Suzete.... tudo estava uma delícia, as companhias a confeitaria...tudo muito gostoso, esperamos marcar mais destes encontros não é?

    Foi um prazer em conhecê-la, foi é um docinho de pessoa!!

    Grande beijo e ótima semaninha pra ti!!

    Cris

    ResponderExcluir
  3. Gina pois, é meu primeiro café colonial foi em Gramado e era um pouco diferente, lembra que além dos embutidos havia uma variedade de geléias, pães, mas tudo muda já conheci um café colonial que tinha até lasanha, cada um vai mudando né?
    Cris um docinho de pessoa é voce, muito espontanea e divertida, gostaria muito de vê-las novamente
    beijos

    ResponderExcluir